A violência doméstica em período de isolamento social

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a violência contra a mulher aumentou demasiadamente neste período de pandemia em decorrência do isolamento social objeto das medidas de prevenção ao contágio pelo Coronavírus.

Em contrapartida, o número de denúncias de violência doméstica diminuiu, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS).


Os atendimentos via telefone, através dos canais 190 ou 180, não estão mais sendo suficientes, uma vez que, na maior parte dos casos, a vítima e o agressor passam 24h por dia no mesmo ambiente.


Com o fim de assegurar o direito destas mulheres que agora ainda mais enfrentam dificuldades para denunciar seus agressores, surgiram diversas campanhas divulgando novos meios mais reservados de se pedir ajuda.


O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou plataformas digitais dos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), o qual pode ser acessado pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e através do portal exclusivo do site.


O acesso permite que a denúncia seja feita 100% online, possibilitando, inclusive, o envio de fotos e vídeos.


Além desta iniciativa, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), anunciaram a campanha Sinal Vermelho.


Tal ação pretende facilitar a denúncia das mulheres através de uma simples atitude: a vítima faz um X vermelho em suas mãos e se dirige à farmácia mais próxima, sinalizando a situação de violência. Com os dados da vítima, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar para o 190 e reportar a situação.


As farmácias que aderiram à companha podem ser encontradas aqui.


Acredita-se que com tais medidas as mulheres poderão de forma mais reservada, prática e segura denunciar os abusos sofridos.



Fonte:

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/abril/governo-lanca-canais-digitais-de-atendimento-para-enfrentamento-a-violencia-domestica-durante-a-pandemia

https://www.cnj.jus.br/sinal-vermelho-cnj-lanca-campanha-de-ajuda-a-vitimas-de-violencia-domestica-na-pandemia/

https://jc.ne10.uol.com.br/brasil/2020/06/5612047-campanha-acende-sinal-vermelho-contra-violencia-domestica-durante-quarentena-do-coronavirus.html

Portaria nº 70/2020

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2001-2020 Beckhauser, Kroetz & Sócios - Escritório de Advocacia (CNPJ 05.775.898/0001-93)

Rua Visconde de Taunay, 456 Joinville (SC) CEP 89203-005

email: advocacia@bks.adv.br telefone: (47) 3453-3333

  • iconfinder_Asset_10_2001672 4
  • Twitter Social Icon
  • Yelp Social Icon
  • Google ícone social Places
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon